9 de nov. de 20221 min de leitura


5 de nov. de 20221 min de leitura


2 de nov. de 20221 min de leitura


25 de out. de 20221 min de leitura


20 de out. de 20221 min de leitura


Você sabe como acontece o Burnout? Conhece os 12 passos desse transtorno? Burnout é coisa seria, mas pouco conhecido, precisamos começar a compreender esse transtorno para reconhecer seus principais sinais e o porquê eles acontecem
1. Compulsão em demonstrar seu próprio valor É aquela necessidade de mostrar que você sabe fazer o que está fazendo, e com excelência.
2. Incapacidade de se desligar do trabalho, checar e-mails e mensagens antes de dormir, trabalhar finais de semana (sem que seja pedido pela chefia) etc., são alguns dos sinais.
3. Negação das próprias necessidades Bom sono, alimentação adequada, tempo para o lazer tornam-se secundários --e essa atitude é vista como um sacrifício em nome de um bem maior.
4. Fuga de conflitos A pessoa percebe haver algo errado, mas evita enfrentar a situação. Os primeiros sintomas físicos podem surgir.
5. Reinterpretação de valores pessoais A família, os momentos de descanso, os passatempos, passam a ser vistos como coisas sem importância. A autoestima é medida apenas pelos resultados no trabalho.
6. Negação de problemas A pessoa se torna intolerante. Enxerga os colegas de trabalho como preguiçosos, incompetentes, indisciplinados. Pode haver aumento da agressividade e sarcasmo.
7. Distanciamento da vida social A vida social passa a ser restrita ou, até mesmo, inexistente. O trabalho é feito de maneira automática. A necessidade de relaxar pode levar ao uso de drogas ou álcool.
8. Mudanças estranhas de comportamento A pessoa torna-se muito diferente do que costumava ser. Quem era alegre e dinâmico torna-se apático e medroso. As alterações são óbvias e podem ser notadas pela família e amigos.
9. Despersonalização Não é possível enxergar o próprio valor nem necessidades, bem como das pessoas ao seu redor.
10. Vazio interno Para amenizar o desconforto, muitos recorrem às drogas, álcool, ou compulsões como comer e fazer sexo.
11. Depressão O futuro parece incerto, a vida perde o sentido. É comum o sentimento de estar perdido, cheio de incertezas e exausto.
12. Síndrome de Burnout (ou esgotamento) Há um colapso mental e físico, assim como pensamentos suicidas. Quem chegou até aqui, precisa de ajuda médica
Link do Treinamento de Psicologia
Enviem seus comentários e sugestões abaixo ou por meio das nossas páginas nas redes sociais! Se gostou do vídeo, curta, compartilhe e inscreva-se no nosso canal!
Siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar os próximos vídeos:
Psicólogo Geovane Melnechem de Mattos CRP•08/27281
Comments